SEJA BEM VINDO AO NOSSO PORTAL DE PERGUNTAS BÍBLICAS

Aqui Você Tira Todas as Suas Dúvidas.
Fale para Seus Amigos e Divulgue em Sua Igreja

Prof. Luciano Soares

Prof. Luciano Soares
VEJA AS DEMAIS PERGUNTAS AO LADO

quarta-feira, 20 de maio de 2009

TODAS AS CRIANCINHAS SERÃO ARREBATADAS ?

PERGUNTA: 06/05/2009 - Ajanailson e Cristóvão / São Paulo – SP.

Evangelista Luciano, gostaria de saber, sobre o arrebatamento.
No arrebatamento, os crentes, salvos em Jesus, serão arrebatados deste mundo, com relação as crianças, minha duvida é:
Serão elas ( crianças ), arrebatadas, tendo seus pais não crentes, ou permanecerão aqui junto com eles e passarão a grande tribulação.


RESPOSTA: Prof. Luciano Soares 16/05/2009

Meus Irmãos a Paz do Senhor.

Não posso dar conta de quantas vezes tive que responder esta pergunta, mas é uma felicidade respondê-la outra vez.
É possível que vocês já tenham visto várias tentativas de responder esta pergunta, e a melhor tentativa é a que afirma que todas as criancinhas serão arrebatadas, visto que, elas não cometeram pecados e Jesus disse que delas é o reino dos Céus, estou falando de tentativas, não de resposta bíblica.
A resposta bíblica a esta pergunta talvez não seja a esperada, mas é a resposta que vale.

O QUE ACONTECERÁ COM AS CRIANCINHAS FILHOS DOS INCRÉDULOS NO ARREBATAMENTO?

É certo que para entendermos corretamente o assunto precisamos entender a seqüência dos acontecimentos escatológicos.
Antes de pensarmos em qualquer conclusão é necessário pensarmos sobre três pontos, os quais vão nos ajudar a compreender este tema.

1º - A BÍBLIA FALA DE TRÊS POVOS (1ºCo 10:32) – Judeus, Gentios e Igreja de Deus.
- Pergunto: de Qual povo fazem parte as criancinhas dos incrédulos?

2º - APÓS O ARREBATAMENTO NASCERÁ OUTRAS CRIANÇAS.
- Pergunto: o que você dirá sobre as criancinhas que inocentemente nascerem na grande tribulação?

3º - O ARREBATAMENTO DA IGREJA NÃO DEFINE TODA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO.
- Pergunto: para que o juízo final? (caso somente no arrebatamento houvesse livramento da perdição eterna).

Se você analisar esses três pontos a cima talvez você já tenha a resposta.

Tenho visto companheiros dar as mais diversas provas de que todas as criancinhas serão arrebatadas independentes de seus pais serem crentes ou não . Mas lamento ter que afirmar que a bíblia nunca declarou isto, muito menos sugeriu a idéia.
Alguns até tiveram visões e outros, inclusive Teólogos, falam com tanta convicção que é capaz de convencer até aos mais intelectuais. Pois é, meus irmãos, até os mais intelectuais comentem enganos. Vários filmes cristãos ilustraram todas as criancinhas sendo arrebatadas, etc.

QUAL A LÓGICA DESTA CONCLUSÃO?

1.
Esta conclusão deu-se ao fato de que as criancinhas não cometeram pecado algum, portanto, serão consideradas justas por Deus e, é lógico que serão arrebatadas.
2. Para esses especialistas em interpretar bíblia... o texto de prova de que elas (as criancinhas) serão arrebatadas é o registro de Lucas 18:15-17 onde Jesus diz:

Jesus, porém, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de modo algum entrará nele”.

Se para entrar no reino de Deus temos que ser como crianças, é lógico que elas serão arrebatadas.

3.
Outros afirmam que Deus seria injusto se não arrebatasse as criancinhas deixando-as sofrer os terríveis juízos da grande Tribulação, ETC.

O QUE A BÍBLIA AFIRMA SOBRE ISSO?

Antes queremos lembrar que a bíblia tem que ser usada da forma correta, os advogados da idéia de que as criancinhas, filhas dos incrédulos serão arrebatadas, precisam conhecer melhor a bíblia e não apenas textos isolados.
Não quero perder tempo discutindo o que os outros dizem, vamos direto ao assunto.

Como já falamos acima a bíblia fala de três povos que são:
- Judeus
- Gentios
- Igreja
Os filhos obviamente pertencem ao grupo dos pais. E o povo que será arrebatado chama-se igreja os demais aguardarão sua hora (os judeus o milênio e os gentios o juízo final).

Vamos pensar na hipótese de Deus, para ser justo, ter que arrebatar todas as criancinhas, visto que, elas não merecem sofrer os juízos da grande tribulação.
Neste caso, Deus estaria cometendo outra injustiça com as criancinhas que nascerem no período da grande tribulação, e o que dizer das grávidas? veja Mt 24:19; Mc 13:17; Lc 21:23.
Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Porque haverá grande aflição na terra e ira contra este povo”.

Fica claro que mães amamentarão seus filhos na grande tribulação.

Vamos agora pensar na hipótese de Deus arrebatar todas as criancinhas pelo feto delas serem santas. O Apostolo Paulo discute esta questão quando fala a respeito do casamento. Ele afirma o seguinte:
Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos” (1º Co 7:14).
Isto descarta a idéia de que as criancinhas, filhas dos ímpios, sejam santas. Embora não tenham cometido pecados elas herdaram de seus pais a lei do pecado (Rm 7:14-24). Uma criança para ser arrebatada ela precisa fazer parte da igreja de Cristo e para ser igreja de Cristo ela precisa ou ser filho de Crente ou aceitar a Jesus como salvador.

Vamos supor que as criancinhas tenham que ser arrebatadas pelo fato de Cristo ter afirmado o seguinte:
Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele
” (Mc 10:13-16).

Observando as palavras de Cristo nesta passagem quase que me convenci de que as criancinhas teriam de ser arrebatadas. Pois, o texto fala de todas as criancinhas, não só dos filhos dos crentes e se eu preciso ser como uma delas, então porque elas não teriam o direito de gozar com Cristo as bodas do Cordeiro? Foi quando percebi que Jesus disse que delas é o reino dos céus (de Deus) e continuando lendo o texto passei a entender que Jesus falava de reino de Deus (céus) e não de salvação.
Mas a final, o que é reino de Deus (céus), vamos direto ao assunto:

Se lermos o versículo seguinte ao mesmo texto, Jesus diz: “Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele” (Mc 10:15), ou seja, o reino de Deus é recebido aqui na terra, não tem nada a ver com o arrebatamento. Jesus ainda Explica quando repreende os farizeus: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!” (Mt 23:13). Os farizeus nem entravam nem deixavam os outros entrar no reino de Deus.

Se lermos todas as parábolas de Jesus passaremos a entender melhor o reino dos céus (de Deus) em quase todas as parábolas Jesus começa dizendo: “o reino dos céus é semelhante a...” em seguida Ele cita, uma criança, uma ovelha, um trabalhador, um Rei, uma dracma, um grão de mostarda, um fermento, uma rede, um tesouro, um pai e a dez virgens. Se você lê todas as parábolas você não vai mais perder tempo dizendo que as criancinhas serão arrebatadas simplesmente porque Jesus citou que para entrarmos no reino de Deus temos que ser como elas. Jesus também disse que precisávamos ser como as pombas e como as serpentes (Mt 10:16). Alguém tem coragem de afirmar as pombas e as serpentes também serão arrebatadas?

CONCLUSÃO:

Jesus virá buscar a sua igreja e só os crentes salvos em Cristo Jesus serão arrebatados. Como disse Paulo, os filhos dos crentes, mesmo se um dos cônjuges não forem salvo, a criancinhas herda da parte do salvo a promessa e sobe juntamente com ele. Mas as demais crianças (filhas de não crentes), não são igreja e, portanto, não serão arrebatadas (1º Co 7:14).

Isto não significa que elas serão condenadas, apenas passarão pela grande tribulação, pois elas não são melhores do que as outras que hão de nascer na grande tribulação (Mt 24:19; Mc 13:17; Lc 21:23). Todas as criancinhas que morrerem na grande tribulação, é claro que não serão condenadas ao inferno, e porque não falar de todas as criancinhas desde adão até aquele grande dia.
Pensando nas criancinhas do período da grande tribulação que não tiveram a oportunidade de aceitar a Jesus e que sobreviveram às catástrofes da grande tribulação Deus determinou um julgamento antes do reino milenial (chamado de juíza das nações) – é possível que essas crianças sejam consideradas justas e goze o milênio com cristo (opinião pessoal, não bíblica).

A bíblia é bem clara sobre o arrebatamento, somente os que dormiram em Cristo e os crentes vivos seremos arrebatados (1ºTs 4:16-17). Todas as criancinhas (filhos dos não crentes) irão aguardar o juízo final, (Ap 20:11-13) o texto fala de:
- Grandes e pequenas (não está falando de gingantes e anões)
- Abrir-se-ão os livros
- Todos serão julgados pelo que está escrito nos Livros.
- Todos Serão julgados pelas próprias obras.

Ali se apresentarão todas as criancinhas que morreram no dilúvio, em Sodoma e Gomorra, na grande tribulação e em todas as catástrofes que resultaram do pecado do homem, Deus não poupou nenhuma criancinha nessas catástrofes, mas na maior catástrofe da história (o juízo final e a condenação ao inferno) Deus por sua justiça poupará todas as criancinhas para sua glória. Todas as criancinhas não terão registro de pecados e, portanto, serão consideradas justas, para reinar com Cristo à eternidade.

Somente a Igreja terá o privilégio de conhecer o Céu por dentro, pois Deus reservou coisas melhores para sua igreja (Hb 11:40). Nem judeu, nem gentio ou qualquer outra criatura. Assim devemos entender que as criancinhas ou são Judeus, ou Gentios ou igreja de Deus (1ºCo 10:32).


Meus Irmãos, que Deus vos abençoe, vosso em Cristo.

Irmão e Professor Luciano Soares.

terça-feira, 19 de maio de 2009

ESPAÇO DO VISITANTE

FAÇA A SUA PERGUNTA OU COMENTÁRIO


Tire Aqui Suas Dúvidas ou Faça Seu Comentário, Assim que possível Estaremos postando os comentários de sua pergunta

terça-feira, 12 de maio de 2009

Onde Estava Daniel Quando os Três Jovens Foram Lançados na Fornalha?


PERGUNTA: 18/04/2009 - Dário Pirenni / Campinas – SP.

_______________________________________________________________________

“Gostaria de Saber porque Daniel não foi lançado na fornalha ardente junto com os três jovens, Se todos os governadores foram convocados, Daniel tinha que está presente (Dn 3). Ele se prostrou perante a imagem ou não estava presente? Explique. Obrigado.

_________________________________________________________________________

RESPOSTA: Professor Luciano Soares 04/05/2009

_________________________________________________________________________


Irmão Dário, Esta é uma pergunta muito comum entre os leitores das escrituras. Os escritos sagrados nem sempre satisfaz as expectativas dos especuladores, visto que, eles foram escritos para satisfazer as necessidades da época. O autor quando escreveu a história ele não se preocupou em dar detalhes senão relacionados aos fatos que se passaram diante dos seus olhos. Assim, alguns fatos ficaram sem respostas, senão especulativas e sugestivas, como neste caso. Resumindo não há resposta segura, o que se disser não passa de especulação.

Foi por volta do 8º ano do reinado de Nabucodonosor (segundo a septuaginta) que este monarca edificou uma estátua para si, provavelmente era a imagem do próprio monarca. Foi erigida na Província de Dura. A imagem tinha cerca de 30 m. de altura, equivalente a oito andares de um edifício e apenas 3 m. de largura toda feita de ouro. Foi erigida para mostrar a supremacia do maior governante da Babilônia.
Vamos ao que importa. A convocação do rei submetia a todos e, isso ficou provado no edito lavrado para convocar detalhadamente todos os magistrados do império ( ver Dn 3:2). Esses oficiais foram classificados assim:
Satrapas, Eram os principais representantes do rei, pois eram os cabeças do governo provincial.
Prefeitos, Provavelmente referencia aos comandantes militares ou alguns oficiais secundários.
Governadores, Eram os Senhores dos Distritos e Administradores civis de várias categorias.
Conselheiros, segundo o uso persa, esses conselheiros eram conselheiros do povo, ou seja, qualquer pessoa que tinha autoridade do governo por ela representada.
Tesoureiros, Eles eram os administradores dos fundos públicos.
Juízes, estes eram os especialistas na Administração das leis babilônicas.
Magistrados, eram chefes de estados, oficiais militares e palacianos.
Todos os Oficiais, aqui fica claro que Nabucodonosor fez questão de usar o termo “todos os oficiais” para evitar deixar de lado qualquer oficial ou servidor que tenha cargo de liderança entre o povo.
- A Primeira observação que temos que fazer aqui é a seguinte: Qual era a posição de Daniel no governo, na época da convocação?
Daniel não era um simples oficial, seu oficio sobressaía a todos os demais oficias da Babilônia, ele estava apenas abaixo do poder do Rei. Veja o que diz o texto de Dn 2:48.
“Então, o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província da Babilônia, como também o fez chefe supremo de todos os sábios da Babilônia”.
Percebemos que Deniel passou a ser o “queridinho” do rei e protegido por ele. O texto diz que Daniel recebeu do rei o seguinte:
• Foi Engrandecido pelo Rei.
• Recebeu Grandes e Muitos presentes.
• Passou a ser o Governador de toda Província da Babilônia.
• Tornou-se o CHEFE SUPREMO de todos os sábios da Babilônia.
É bom observar também que Daniel permaneceu na corte do rei Dn 2:49.
Dessas passagens bíblicas fizemos as seguintes observações:

DANIEL NÃO ESTAVA PRESENTE NA OCASIÃO.
Se Daniel estivesse presente com certeza não se prostraria diante da estatua de Nabucodonosor, isso é certo, dispensa comentários. Por isso acreditamos que Ele não estava presente na ocasião. Damos algumas razões para pensarmos assim.
• A convocação não foi dirigida a todos e sim aos oficiais das províncias da babilônia.
• Dentre os judeus somente Sadraque, Mesaque e Abede-Nego faziam parte desta convocação, pois eram oficias a pedido de Daniel (ver Dn 2:49).
• É provável que Daniel tenha ficado na Babilônia, visto que, era o governador geral e representante legal do rei. Teria ficado cuidando dos negócios do reino na ausência do rei.
• Daniel era o chefe supremo de todos os sábios oficiais da Babilônia.
• Era o governador de toda província da Babilônia (a capital do império).
• Era querido e amado pelo Rei.
• Todos Sabiam que o próprio rei respeitava a Daniel e ao seu Deus (ver Dn 2:46-47).
Vendo por este lado, todos ali presentes eram submissos à autoridade de Daniel e não ousaria acusá-lo. Por exemplo: se eles vissem que Daniel não havia se ajoelhado perante a estátua eles não teriam coragem de acusa a ninguém, visto que o supremo chefe também não se prostrara.
Por outro lado entendemos que, se Daniel estivesse presente e, preservado pela posição que ocupava, ao ver seus irmãos sendo acusado jamais se calaria e com certeza agiria em favor de seus Irmãos. Por isto acreditamos que Daniel não estava presente.
Há muitas especulações a este respeito, mas a resposta certa é a seguinte:
A BÍBLIA NÃO DIZ ONDE DANIEL ESTAVA NESTA OCASIÃO.

Agradecemos pelo Contato.

Prof. Luciano Soares.

sábado, 2 de maio de 2009

Como Era a Aparencia de Cristo?

PERGUNTA 13/04/2009 Sandra Ramalho / Caxias- MA
____________________________________________________
Irmão Bom dia, foi questionada na E.B.D. sobre a pessoa de Jesus e não tive resposta - COMO ERA A APARÊNCIA DE JESUS? ELE ERA LOURO OU MORENO?
_______________________________________________________
RESPOSTA PROF. LUCIANO SOARES 22/04/2009

_________________________________
Prezada Sandra,
No mundo se popularizou varias imagens de cristo. Em cada lugar do mundo se conhece um Jesus diferente, muitas imagens são pintadas e conseqüentemente adoradas por pessoas do mundo todo. Essas imagens variam de um lugar para outro. Uns adoram a um Jesus louro, outros conhecem um Jesus mulato, outros se prostram perante um cristo negro e assim por diante. Mas, afinal, qual era a verdadeira aparência de Jesus? As escrituras nos dão poucas informações a respeito da fisionomia do Senhor, porém muitos têm especulado as profecias bíblicas e achado varias maneiras de descrever a aparência de Cristo.

Hoje, até alguns cientistas têm tentado pintar a Jesus e infelizmente alguns cristãos estão sendo iludidos. As descrições que eles apresentam não passam de meras especulações, embora revelem os traços de um judeu palestino daquela época, não significa que seja necessariamente o nosso Senhor Jesus Cristo. Alguns teólogos baseiam-se em algumas passagens do antigo testamento para fazer descrição da pessoa de Cristo como por exemplo, Is 53:2 para afirmar que Cristo não era um homem de boa aparência; Sl 45:2 para descrever um Cristo excepcionalmente formoso e mais belo que todos os homens; uma outra descrição de Cristo é feita baseada no livro de Cantares de Salomão ver Ct 5:10-15. Todas essas passagens bíblicas citadas a cima nunca falaram da aparência, mas são prospectos de algumas revelações de Cristo. Uma como sofredor e desamparado (Is 53:2), outras revelam sua majestade em reino e glória (Sl 45:2; Is 33:17) e outra mostra um noivo querido, amado e desejado por sua noiva (Ct 5:10-15) a igreja amada. Não podemos descrever a aparência do Senhor por que não há na história nenhum indicio de como era sua beleza e formosura. O que sabemos é que ele era um homem saudável, por ser o filho de Deus, não tinha nenhuma doença. Com certeza ele se apresentava muito bem e falava como nenhum outro (Jo 7:46), sua força física também é destacada quando expulsa do templo os negociantes; vira as mesas e amedronta a todos (Jo 2:13-17). Uma das mais antigas discrição da pessoa de Jesus Cristo está registrada numa antiga carta que descreve em detalhes os traços físicos de um homem que pode ser Cristo. Esta carta foi enviada ao senado romano destinada ao imperador por certo governador da Judéia chamado de Públio Lêntulo. Veja uma cópia desta carta:


O Governador da Judéia Públio Lêntulo ao César Romano: Soube, ó César, que desejavas ter conhecimento do que passo a dizer-te.
Há aqui um homem chamado Jesus Cristo, a quem o povo chama de profeta e os seus discípulos afirmam ser o filho de Deus, criador do céu e da terra.
Realmente, ó César, todos os dias chegam noticias das maravilhas deste Cristo. Para dize-te em poucas palavras, ele ressuscita mortos, cura doentes e surpreende toda Jerusalém.
É belo e de aspecto insinuante, é uma figura tão majestosa, que todos o amam irresistivelmente. Sua fisionomia, de uma beleza incomparável, revela meiguice e, ao mesmo tempo uma tal dignidade, que, ao olhar para ele, cada qual se sente obrigado a amá-lo e a temê-lo ao mesmo tempo.
O cabelo dele, até a altura das orelhas, é de cor das searas maduras e daí aos ombros, é loiro muito claro e brilhante. É apartado ao meio por uma risca ao uso dos nazarenos. A barba é da cor dos cabelos e não muito larga é também dividida ao meio. O olhar é profundo e grave: as pupilas parecem os raios do sol. Ninguém pode fita-lhe o rosto deslumbrante.
Ele é o mais belo homem que imaginar se possa e muito semelhante à sua mãe, a mais formosa figura de mulher que até hoje apareceu nesta terra.
Ele nunca foi visto sorrindo, mais já foi visto chorando várias vezes. As mãos e os braços são duma grande beleza. Faz-se amigo de todos e mostra-se alegre. Quando repreende, apavora. Quando adverte, faz chorar. Toda gente acha a conversação dele muito agradável e sedutora.
É raro vê-lo em púlpito e quando aparece, é sempre com grande modéstia.
Se vossa majestade, ó César, deseja vê-lo, avise-me que eu logo o enviarei. Nunca estudou, mas é Senhor de todas as ciências. Anda com a cabeça descoberta e quase descalço.
Muitas pessoas quando o vêem ao longe escarnecem dele, mas quando Ele se aproxima e estão na sua frente, então tremem e admira-no.
Os hebreus dizem que nunca viram homem semelhante a Ele, nem sabedoria como a dele. Nunca ouviram conselhos idênticos, nem tão sublime doutrina, como a que ensina este Cristo.
Muitos judeus o têm por divino e crêem nele. Também muitos o acusam a mim, dizendo, ó César, que Ele é contra a tua Majestade, porque afirma que reis e vassalos são todos iguais, diante de Deus.
Ando apoquentado com estes hebreus que pretendem convencer-me de que Ele é prejudicial. Mas os que o conhecem e a Ele tem recorrido, afirmam que Ele nunca fez mal a pessoa alguma e antes emprega todos os seus esforços para fazer toda humanidade feliz.
Estou pronto, ó César, a obedecer-te e a cumprir o que me ordenares!... Graça e prosperidade.
Assinado: Públio Lêntulo.

Não se pode provar a autenticidade desta carta, até porque, existem outras versões diferentes dela, mas as descrições que esta carta faz pode parecer muito com o aspecto gentil e amável de Jesus. .
______________________________
AGRADECEMOS O CONTATO
Prof. Luciano Soares